A Inteligência emocional não controla nossas emoções diretamente, controlamos sim, nossas emoções a partir do controle do nosso comportamento. Podemos controlar nossos comportamentos e assim podemos trazer mudanças positivas em nossas vidas.
Por exemplo, se estamos num momento de extrema raiva, podemos controlar essa emoção através de um exercício de respiração. Concluindo, nossa raiva pode diminuir consideravelmente ou até ser excluída ao mudarmos o foco da raiva para a respiração.
Para entender o termo inteligência emocional é necessário entender como funcionam as emoções e entender esse processo em nosso corpo.
Você sabe o que é uma emoção?
EMOÇÃO é algo automático que trás várias reações” incontroláveis” no corpo. Quando o cérebro coordena a liberação de hormônios, esses geram sensações no corpo nos movendo para uma ação/reação.
INTELIGÊNCIA emocional é nossa capacidade de compreender algo ou uma situação e saber lidar de forma favorável analisando a melhor forma de agir.
Não basta o individuo ser inteligente cognitivamente. É necessário a capacidade de se relacionar bem consigo e com outros indivíduos.
Inteligência emocional pode ser desenvolvida. Alguns têm menos outros mais. Ela capacita o indivíduo a entender suas próprias emoções e entender as emoções dos outros.
Enquanto o QI (Quociente de inteligência) resolve principalmente problemas de lógica, QE (Quociente emocional) nos ajuda a avaliar as situações e a reagir a elas de forma adequada, levando em consideração os próprios sentimentos.
Agora que entendemos emoção e inteligência, poderemos nos comportar melhor.
A Inteligência Emocional deve estar presente sempre nas relações humanas.